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Que tal se tornar um influenciador em seu mercado e capitalizar em cima disso? Hoje, vamos compartilhar com você como isso é possível!

O termo influenciador está sendo muito discutido atualmente. E você pode ser um influenciador em seu mercado.

Eu classificaria o termo como um dos principais chavões do mercado digital hoje.

O marketing de influência está se tornando, rapidamente, uma das estratégias mais quentes e eficazes.

De fato, 59% dos profissionais de marketing usam campanhas de envolvimento com influenciadores para lançamentos de produtos e criação de conteúdo.

Essa técnica obtém resultados porque as empresas tem obtido um ROI de 6 vezes o valor investido em campanhas com influenciadores, de acordo com uma pesquisa realizada pela Tomoson

Mas, e se disséssemos que existe um caminho em que, ao invés de você contratar influenciadores, você se torna o influenciador?

Tornar-se um influenciador em seu mercado pode trazer imensos benefícios.

Você pode usar experiência e credibilidade para influenciar a opinião de outras pessoas, gerar confiança, desenvolver sua marca e assim por diante.

Mas como exatamente alguém se torna influenciador?

Embora não haja nenhuma receita mágica e muitas variáveis envolvidas, descobrimos que há um processo distinto que você pode seguir.

Definitivamente, leva tempo para atingir esse status, mas seguir as etapas corretas vai ajudar você a se tornar um influenciador.

O que é um influenciador?

Primeiro vamos definir o que é influenciador. O que significa o termo influenciador?

Um influenciador é uma pessoa que tem impacto acima da média em um nicho específico.

Os influenciadores são pessoas normais que geralmente estão ligadas a papéis-chave de meios de comunicação, grupos de consumidores, associações da indústria ou tribos da comunidade.

Em outras palavras, as pessoas reconhecem que você é um especialista (ou pelo menos altamente conhecedor) do seu setor e que possui muito seguidores.

Isso pode incluir uma legião fiel de assinantes de blogs, seguidores de mídias sociais, etc.

Lembre-se de que você não precisa fazer isso na escala macro para ser um influenciador. Você não precisa ser a Taylor Swift ou Jay Z.

De fato, existem inúmeros micro-influenciadores que podem não ser tão conhecidos em larga escala, mas têm muita influência no seu segmento.

No cerne de tudo, os influenciadores têm autoridade e sua palavra é tão boa quanto o ouro.

As pessoas reconhecem o valor que trazem para a mesa e estão genuinamente interessadas no que eles têm a dizer.

Estudando, descobrimos que o processo de se tornar um influenciador tem 5 etapas principais.

1. Concentre-se em um nicho

O primeiro e mais importante passo para se tornar influenciador é se concentrar naquilo que você faz de melhor.

Você não pode ser tudo para todos. Para ganhar força e ser reconhecido como uma figura de autoridade, as pessoas precisam vincular seu nome a um assunto em específico.

Digamos, então, que você é um cirurgião plástico.

Seu nome precisa ser sinônimo de cirurgia plástica e seus canais precisam ser um dos principais recursos para aprender sobre cirurgia plástica.

Observe que você não deve falar de moda, dietas, culinária ou viagens. Seu foco principal deve ser cirurgia plástica.

Você precisa comer, dormir e respirar o seu nicho. Isso permite que você estabeleça autoridade em uma área específica.

Idealmente, com o tempo, as pessoas reconhecerão seus conhecimentos e prestarão atenção.

Eles querem segui-lo em quaisquer pontos de venda que você usar e se interessam pelo que você tem a dizer.

Influenciador Em Seu Mercado

2. Compartilhe seu conhecimento

Para criar um nome para si mesmo e estabelecer uma presença, você precisa criar bastante conteúdo centrado no seu mercado.

Isso é vital porque é uma maneira infalível de provar que você conhece as suas coisas e demonstrar o valor que você traz.

Felizmente, isso nunca foi tão fácil de fazer como hoje.

Com uma centena de meios de comunicação disponíveis, não faltam mídias para você escolher.

Um bom blog é um dos melhores lugares para começar e fornece uma plataforma para desenvolver sua voz única.

De fato, 86% dos influenciadores também operam pelo menos um blog.

Você, definitivamente vai querer ser ativo nas mídias sociais também.

Idealmente, você criará e manterá perfis em pelo menos 3 redes diferentes, pois isso aumenta seu alcance e oferece a oportunidade de estabelecer uma forte identidade de marca.

Também é ótimo porque você pode se conectar com outras pessoas com ideias semelhantes em seu setor.

3. Tenha uma opinião

O que todos os influenciadores têm em comum?

Eles têm sua própria opinião sobre as coisas. Eles têm voz. Eles têm um juízo de valor.

É isso que os diferencia das massas e o que lhes garante sua relevância.

Com 1.400 artigos e 2.460.00 posts de mídias sociais publicados a cada minuto, há uma grande quantidade de ruído na internet.

Para estar acima disso, você precisa ser um pensador independente.

As pessoas são atraídas por aqueles que podem pensar por si mesmos e ter suas próprias opiniões sobre as coisas.

Qualquer que seja o setor em que você se encontre, mantenha seus valores fiéis e tenha sua opinião.

Isso é essencial para eventualmente se tornar um influenciador.

4. Networking

Depois de se estabelecer até certo ponto, você precisa se esforçar para se conectar com os outros.

Uma das melhores maneiras de criar alavancagem é interagir com outros influenciadores.

Mas quando você é iniciante e ainda trabalha para se estabelecer, geralmente é você quem precisa fazer o trabalho braçal.

Existem 2 maneiras principais de fazer isso.

Maneiras de crescer como influenciador digital

A primeira é se conectar digitalmente, a outra, conectar-se pessoalmente.

A primeira opção geralmente é feita através da interação com pessoas de destaque nas mídias sociais e comentando em suas postagens em blogs ou em outro canal que elas postam.

O objetivo aqui é iniciar uma conversa e gradualmente criar rapport. Isso leva tempo e não pode ser feito da noite para o dia, então você precisa ser persistente.

A segunda opção é conectar-se pessoalmente. Algumas maneiras de fazer isso incluem:

  • Participando de feiras e eventos;
  • Indo a conferências; e
  • Participando de palestras.
Influenciador Em Seu Mercado+

5. Envolva seu público-alvo

Por último, você precisa manter a conversa em evolução.

Raramente as pessoas querem seguir alguém que tenta ser poderoso e age como se fosse bom demais para interagir com seus seguidores.

Eles querem seguir alguém que seja real, acessível e aberto.

É por isso que você precisa se esforçar para responder religiosamente aos comentários do blog, responder às mensagens nas mídias sociais, agradecer às pessoas por lerem seu conteúdo, e etc.

Recomendo também que, ocasionalmente, você compartilhasse conteúdo excelente que seu público cria, ou comentar em seus canais.

Isso pode ser de extremo valor para aumentar a percepção da sua marca e formar relacionamentos próximos.

O truque é aproveitar o momento e manter a bola rolando.

Você já conhece o passo-a-passo para se tornar um influenciador no seu mercado. Tudo que tem que fazer agora é começar a caminhar!

Tornar-se um influenciador não é algo que vai acontecer da noite para o dia.

É preciso muito trabalho duro, esforço consistente e persistência. Mesmo depois de se tornar um influenciador, você precisa manter o pé no acelerador para continuar obtendo resultados.

Embora não seja fácil, definitivamente vale a pena.

O melhor de tudo é que a influência da construção tem um efeito de bola de neve.

Embora você possa ter apenas uma quantidade mínima de influência no começo, com o tempo, sua influência pode se tornar imensa sem que você precise fazer muito esforço extra com ela.

E dessa forma, aos poucos, você se torna um influenciador em seu mercado.

Caso precise de ajuda para a elaboração de conteúdos para suas redes, não hesite e entre em contato com a Agência Tupiniquim! Somos uma agência de Marketing Digital com mais de 10 anos de experiência e podemos te ajudar na criação de uma boa estrategia.

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