fbpx

Você sabe como implementar um processo de inbound marketing em seu negócio? Hoje vamos ajudar você a superar esse desafio

As ações de inbound marketing, como a otimização para buscadores e as mídias sociais são táticas eficazes para empresas aparecerem e melhorarem seus resultados, no entanto, o retorno maior dessas ações está na interseção delas.

Na verdade, empresas que uniram essas ações tiveram uma melhoria em sua taxa de conversão em 59%, de acordo com o Search Marketing Benchmark Report da MarketingSherpa. Para empresas que buscam melhorar seus resultados com inbound marketing, o mapeamento desse processo não apenas força a reflexão sobre a melhor forma de integrar diferentes táticas, como a integração de ferramentas para resultados.

Ao traçar um plano de inbound marketing, seu negócio pode ajudar você a definir metas e objetivos alcançáveis. Além disso, aumentar o número de resultados nas pesquisas no Google, a classificação orgânica aprimorada, o aumento do tráfego através de palavras-chave segmentadas e a geração de leads são todos objetivos alcançáveis.

Agora que você já sabe porque deve integrar táticas de inbound marketing, vamos ver como isso pode ser feito.

Etapa 1: saiba seu retrato atual

Antes de começar, você deve saber onde está. Fazer uma avaliação honesta de onde você se encontra quando o assunto é inbound marketing é um primeiro passo crítico:

Fase de testes

Onde a sua organização não tem nenhum processo ou orientação para atuar em mídias sociais.

Fase de transição

Onde você possui um processo informal.

Fase estratégica

Em que você já possui diretrizes completas, que são realizadas rotineiramente.

Formalize seu plano de mídias sociais

Depois de determinar o cenário atual, o foco se concentra em como melhorá-lo. Ao concentrar-se na criação de uma abordagem formal, você pode:

  1. Encorajar – ao invés de desestimular – a produção de conteúdo;
  2. Alinhar o novo trabalho com valores e diretrizes existentes na empresa;
  3. Salvaguardar a reputação e a propriedade intelectual de seu negócio.

Etapa 2: determine o que irá atrair o cliente em potencial nos seus canais de entrada

Como acontece em qualquer processo de marketing, gerar valor é vital. Por exemplo, com táticas de inbound, seu processo deve sempre se concentrar no que irá atrair o potencial cliente. Como o seu mercado está se comunicando? Quais são as palavras que estão usando?

Apenas observar o que as pessoas estão fazendo pode ajudar a ter uma percepção e fazer uma análise competitiva para implementar sua proposta de valor. A proposta de valor é a razão pela qual seus clientes devem seguir você ou clicar no seu site. O processo de integração deve focar em palavras-chave direcionadas, em que tanto as buscas no Google, quanto as mídias sociais são instrumentais.

A pesquisa identifica a demanda por palavra-chave com alto volume de pesquisas ou concorrência. As mídias sociais, em seguida, contribuem para a identificação da linguagem do consumidor, tópicos quentes e tendências. Combinados, eles potencializam um efeito dominó de marketing: os buscadores são orientados pela relevância, a relevância aumenta a credibilidade e a credibilidade impulsiona as conversões.

Veja como você pode usar informações sobre o que atrai seus clientes em diferentes canais:

Website

Crie conteúdo relevante recrutando parceiros como especialistas no assunto e ofereça uma oportunidade para os clientes comprarem.

Busca

Otimize seu site para as palavras-chave em conteúdo institucional, chamadas e outros elementos de SEO e, em seguida, crie um conteúdo desejável por meio de programas de parceiros criando links e publicando artigos em blogs.

Mídias Sociais

Descubra onde seus clientes estão usando as mídias sociais e interaja; seja um participante ativo de grupos de discussão sobre tópicos de interesse para os clientes.

Etapa 3: crie uma estrutura de entrada

Para desenvolver uma estratégia eficaz nas mídias sociais, é necessário um processo metódico. Sem um plano, o que resta são atos aleatórios de mídias sociais que não fazem parte de um propósito.

Tudo começa pela pesquisa. Essa é a definição do processo “hub e spoke” que atua como um guia para levar as pessoas à conversão. Crie uma sinergia entre pesquisa, mídias sociais e conteúdo, em que a soma desses fatores sejam maiores que a parte. Você pode criar essa infraestrutura com uma página específica como um hub e pode ter apenas 1 página ou várias para diversos segmentos, campanhas, produtos e afins.

E você pode ter também apenas 1 canal de comunicação, que seja 1 perfil em mídias sociais para conversar e dialogar com sua audiência. Nessa dinâmica, o spoke, seus perfis sociais aumentam e levam tráfego para o seu site, que é o seu hub.

Etapa 4: escolha as melhores táticas e práticas de inbound marketing para você

Para entender onde você terá o maior impacto, é importante entender e estar familiarizado com vários formatos. Não importa o quão popular qualquer tática se torne, você deve reconhecer que nem todas elas podem atender suas necessidades, da mesma forma que nem todas podem atender o seu consumidor.

Depois de determinar formatos apropriados, o desafio acaba sendo se transformar em líderes de pensamento para potenciais clientes. Aqui estão algumas dicas para que você tenha resultado nesses canais.

Blog

  1. Identifique e personifique seu blog. Concentre-se em criar relacionamentos personalizados e crie uma voz atraente para seu público;
  2. Seja envolvente e escreva conteúdo atraente com o objetivo de desencadear reações e comentários que tenham valor inerente;
  3. Defina sua comunidade. Seus leitores devem entender e ser atraídos para o tema do seu blog;
  4. Planeje seu mix de conteúdo usando posts e conteúdos interligados;
  5. Direcione conversões com links relevantes para postagens que levam os leitores ao ponto de conversão da sua página.

Mídias sociais

  1. Construa uma comunidade e desenvolva seguidores interessados no que você faz;
  2. Instigue uma mentalidade de multidão, atraindo pessoas que compartilham da mesma opinião e que tenham interesses em comum;
  3. Perguntas e respostas: faça perguntas instigantes e demonstre liderança de pensamento e seus seguidores transmitirão isso;
  4. Publique um mix relevante equilibrando conteúdo original e de terceiros para manter uma nova perspectiva.

Etapa 5: recicle, reutilize e adapte

Um dos maiores problemas, agora que chegamos até aqui é a resposta para a pergunta “onde vou conseguir todo esse conteúdo?”.

Nosso conselho é dar um passo atrás e rever os ativos que já estão em seu arsenal que podem não ser imediatamente aparentes. Pare um pouco e pense em como você pode aproveitar todo o conteúdo que já tem em mãos. Você pode ficar surpreso ao saber que pode ter mais conteúdo e mais maneiras de usá-lo do que imaginou. A reutilização do conteúdo é uma tática eficaz para reduzir custos.

Você está pronto para dar os primeiros passos com o inbound marketing?

Hoje ajudamos rapidamente você a entender como uma ação integrada entre ter um site bem posicionado no Google, com estratégias e ações efetivas em mídias sociais podem aumentar seus resultados. Você pode estar pensando que esse é um longo caminho a percorrer, e está certíssimo, mas por outro lado, se não começar, nunca poderá colher os frutos dessa iniciativa.

Ter uma presença digital forte, convincente e preparada para resultados relevantes não é uma tarefa do dia para a noite. Por isso, começar a dar os primeiros passos logo, vai ajudar você a se aproximar de seus resultados o quanto antes. Com as nossas dicas você já pode começar a desenhar o seu plano e dar os primeiros passos.

Não perca tempo. Aproveite e use a ferramenta de inbound marketing a favor da sua empresa e sinta a diferença em seus resultados.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

[[[["field15","contains","Sim,"]],[["show_fields","field14"]],"and"]]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Solicite seu Diagnóstico Gratuito com nossos Especialistas!

[[[["field15","contains","Sim,"]],[["show_fields","field14"]],"and"]]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right