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Já parou para pensar no que uma estratégia de inbound precisa considerar para ser bem sucedida? Hoje, vamos compartilhar alguns elementos importantes para o sucesso

Você quer ter uma estratégia de inbound marketing que realmente funciona? Vamos compartilhar com você alguns elementos fundamentais. Todas as empresas já ouviram os mesmos conselhos e estratégias quando o assunto é marketing digital, mas uma estratégia que nem sempre é executada com maestria é o inbound marketing.

A estratégia de inbound marketing combina uma infinidade de ações de marketing para nutrir e gerar leads. E há uma razão porque isso funciona. Ao usar uma estratégia de inbound marketing, 80% dos novos leads se transformam em clientes. As estatísticas parecem boas, mas como você usa o inbound marketing?

Não há 2 estratégias de inbound marketing eficazes. Se você quer transformar leads em vendas, precisa dos elementos essenciais ao inbound marketing. Você conhece os segredos de uma estratégia de inbound marketing eficiente e bem sucedida? Aqui estão eles.

1. Conheça seu público

Conhecer sua audiência coincide em muitos aspectos diferentes no marketing, mas isso é essencial numa estratégia de inbound marketing. Afinal, você depende da ação do seu público.

Conhecer o seu público garante que você possa acionar interesse e resposta de potenciais clientes reais. Para entender efetivamente o seu público, use dados e informações demográficas. Informações amplas, como idade, idioma, sexo e localização, são essenciais, mas é preciso, também considera os hábitos de interação em seu site.

Você pode, e deve, usar o Google Analytics para ter mais dados e informações e encontrar o perfil do seu público. É possível, também, usar métodos diferentes, como, identificar um problema em seu nicho e através de seus produtos ou serviços soluciona esses problemas.

2. Tenha metas bem definidas

O inbound marketing tem um objetivo principal – desenvolver leads de alta qualidade que se transformem em vendas, mas a estratégia para chegar ao objetivo é o que varia.

Para atingir seu objetivo principal, você precisa definir todos os outros objetivos menores. Comece com os componentes da estratégia de inbound marketing. Identifique seus objetivos com seus esforços de conteúdo, e-mail marketing, SEO, e mídias sociais.

Em seguida, desenvolva metas menores com seus leads, por exemplo, você pode se esforçar para ter mais tráfego em 1 semana e aumentar as taxas de cliques na próxima.

3. Desenvolva uma estratégia de conteúdo

Você se lembra daquela época em que assistia televisão com seus pais? O que acontecia quando chegava a hora do comercial? Normalmente, todos mudavam de canal, não é mesmo?

É por isso que o conteúdo gera 3 vezes mais leads do que o marketing de intromissão. Vivemos na era da educação. Os consumidores modernos são informados e inteligentes. Eles querem se sentir confiantes em suas decisões de compra, e a melhor maneira de fornecer essa confiança é educa-los com conteúdo. E, como você desenvolve uma estratégia de conteúdo de sucesso?

Sua estratégia de conteúdo deve abranger o conteúdo escrito e mídias de alto valor, tópicos que engajam, metas de marketing e, até mesmo, análise de seus concorrentes.

4. Use influenciadores

Uma maneira “fácil” de obter leads é trabalhar em colaboração com influenciadores. Acredite, 49% dos consumidores se apoiam em influenciadores para decisões de compra.

Construir relacionamentos com os influenciadores em seu nicho ajudará a catapultar seus esforços de inbound marketing. Quais são os bons exemplos?

O marketing de afiliados é uma das estratégias de marketing de influência mais eficazes. Você envia um produto gratuito para um influenciador, que cria conteúdo para promover o seu produto. Eles oferecem um código de desconto para seus fãs. Esse código dá ao influenciador um percentual da venda.

5. Cultive seus leads

Com que frequência você viu o conteúdo de uma empresa, seus anúncios e, até mesmo, ouviu comentários, mas ainda não tinha interesse imediato em seus produtos?

Embora muitas pessoas possam conhecer a sua marca, você precisa estimular seu público por meio do funil de vendas. Fique com eles a cada passo da jornada. Encaminhe-os para o site onde eles possam se inscrever para receber um boletim informativo por e-mail, receber cupons e benefícios adicionais para finalmente ganhar a venda.

Alimentar seus leads é muito mais do que seguir um funil de vendas. Esse é o momento de responder às perguntas dos clientes, provar que você é melhor do que a concorrência, fornecer educação e conteúdo, criar descontos, cupons e dar a eles o tempo necessário.

6. Análise e relatórios

Nenhuma estratégia de inbound marketing está completa sem uma análise de seu progresso. Para aliviar o sucesso de suas metas e indicadores, é necessário melhorar sua estratégia de relatórios. Felizmente, há uma infinidade de ferramentas disponíveis para isso.

A ferramenta essencial para você é o Google Analytics. Ele ajuda você a acompanhar suas conversões com facilidade. Outras ótimas ferramentas incluem o BuzzSumo e o Open Site Explorer, da Moz para rastrear seu progresso em SEO.

7. Avaliação do concorrente

Você é a única empresa no seu segmento com estratégia de inbound marketing? Provavelmente, não. Seus concorrentes também estão usando o inbound marketing – e estão fazendo isso muito bem. É por isso que o acompanhamento dos concorrentes é um componente essencial em qualquer estratégia de inbound marketing.

Qual é a melhor maneira de estudar a concorrência? Comece com suas técnicas de inbound e como elas se comparam aos seus concorrentes. Feito isso, dê uma olhada em suas metas. Seus concorrentes estão alcançando melhores resultados que você? Se assim for, dê uma olhada no que eles fazem de diferente.

Mesmo que você não supere a concorrência, esse tipo de análise garante que você esteja jogando um jogo justo.

Por que tantas estratégias de inbound marketing falham?

Agora que você conhece os fatores de sucesso de uma estratégia de inbound maketing, provavelmente quer saber por que tantas campanhas dão errado. Como o sucesso do inbound marketing pode impactar positivamente seus negócios, uma campanha ruim pode fazer o oposto.

Você vai perder dinheiro – e perder leads que, possivelmente vão direto para seu concorrente. Algumas razões pelas quais muitas estratégias de inbound marketing falham:

  1. A estratégia de inbound marketing é demorada;
  2. Você e sua equipe não têm experiência;
  3. Você não tem as ferramentas certas;
  4. Você não tem o suficiente, ou tem mais do que precisa.

Para obter uma estratégia de inbound marketing bem sucedida, evite armadilhas e saiba o que você pode aprender com elas.

Crie uma estratégia de inbound marketing propensa a ter sucesso

Da análise do concorrente à definição de seus objetivos, o inbound marketing tem muitos elementos. Como grande parte de estratégias de inbound marketing se concentra na geração de leads orgânicos, é importante usar bem outras técnicas, como SEO e mídias sociais.

Para criar uma estratégia de inbound marketing bem sucedida, use todas essas técnicas. E não pense que o inbound marketing termina aqui – continue gerando leads para vender mais. Implemente – e teste – sua estratégia de inbound marketing. Aprenda com ela, incremente os processos e aprimore suas metas.

Faça isso continuamente e, você estará diante de uma estratégia de inbound marketing de sucesso.

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