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Como escolher uma Agência de Marketing Digital para o meu negócio? Qual a diferença entre digital e tradicional? Será que vai funcionar para o meu tipo de empresa? Confira 10 questões que você deve saber antes de contratar uma agência!

Você já entendeu que a sua empresa precisa estar online, mas e agora, o que é preciso saber antes de contratar a Agência de Marketing Digital ideal?

O primeiro passo é fazer um plano de marketing digital, definir metas e objetivos, pesquisar os melhores canais, definir as personas da sua marca e do seu cliente, criar um mapa de jornada de compra para cada produto ou serviço da sua empresa… Ufa, cansei e você? Nessa hora surge a pergunta “eu preciso de uma agência? O que é importante saber antes de contratar?”

Calma! Listei para você os 10 itens principais a respeito de uma agência de marketing digital. Acredite, pois sabendo de cada um deles, não tem erro:

1. O que é uma Agência de Marketing Digital

Conhecer a definição do que você está contratando é o primeiro passo. Afinal, você precisa saber no que seu dinheiro será investido, certo?

A agência será o seu principal parceiro na definição e criação do seu plano de ação dentro do Marketing Digital. É a agência de marketing digital quem vai trabalhar para que o cliente cresça e obtenha resultados relevantes no meio digital.

Se você quer que sua empresa se destaque nos ranqueamentos de pesquisa, anúncios online ou redes sociais, conte com uma agência.

Algumas, oferecem o gerenciamento de toda a estratégia, outras são mais focadas em uma parte do trabalho, como mídia paga, sites e redes sociais, ou em um segmento de mercado ou área de atuação, como marketing jurídico, saúde, alimentação, por exemplo.

O mais importante ao avaliar uma agência de marketing digital é verificar o histórico da empresa, seu portfólio, clientes atendidos e os cases de sucesso apresentados. Vale também analisar se a agência usa o marketing digital para si, afinal se ela mesma não acredita na estratégia, qual a garantia que irá funcionar para você? Afinal, o seu foco em todas as ações desenvolvidas daqui para frente deve ser nos resultados que o marketing digital pode trazer para a sua empresa!

Postagens com mais comentários e maior número de likes são as que tiveram uma aceitação maior do seu público. Qual foi o fator responsável por essa diferença? 

Estude os conteúdos que a sua marca já produziu e veja o que pode ser melhorado, além de reforçar o que está dando certo. Aplique essa prática para o desenvolvimento dos próximos materiais.

2. Quais os serviços de uma agência digital

O serviço de marketing digital que está em mais evidência hoje é o inbound marketing, mas não podemos acreditar que, por estar com maior audiência, somente esse seja o serviço mais indicado para a sua empresa. Por isso listamos aqui exemplos dos serviços de uma agência de marketing digital e os principais objetivos de cada um deles.

Google Ads – Antigo Adwords

A agência irá realizar a criação de anúncios na plataforma do Google e para isso é feita a definição da brand persona ou linguagem do cliente, análise de mercado e concorrência, criação da buyer persona ou público alvo, objetivos e metas da campanha, pesquisa de palavras-chave, criação dos anúncios, conversões personalizadas, relatórios e acompanhamento frequentes.

Uma Agência de Google Ads também pode criar landing pages para melhor performance das campanhas.

O principal objetivo das campanhas é gerar maior visibilidade para os serviços e produtos do cliente. Com a estratégia correta a empresa terá acesso a um público que está buscando pela solução que ela oferece.

Geralmente os resultados de uma campanha no Google Ads são o aumento de vendas, geração de leads e maior exposição da marca.

Facebook Ads e Instagram Ads

Os serviços, objetivos e resultados do impulsionamento no Facebook e no Instagram são bem parecidos com o Google Ads.

A maior diferença aqui é o desenvolvimento de um anúncio com a criação de copy mais trabalhada, além disso o design da publicação também é importante para chamar a atenção do público alvo.

Criação de Sites

O site será o principal ponto de contato da sua empresa com o seu cliente. Criar um site profissional é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

Não existe um consenso da melhor ferramenta para a criação, mas a Tupiniquim recomenda para os seus clientes o desenvolvimento dos sites em WordPress, por ser uma plataforma de fácil manutenção e atualização.

O papel da agência aqui é a criação do conteúdo do site, design personalizado, programação e publicação. Também pode ser oferecido o serviço de hospedagem profissional e o da manutenção do site.

O objetivo do seu site é transmitir credibilidade e dar visibilidade nos mecanismos de busca para a sua empresa. Algumas páginas vão ser responsáveis também pela conversão do usuário em lead, ou no caso de e-commerces em compradores.

O resultado esperado de um site profissional são o aumento de tráfego, geração de leads e aumento de vendas.

Design e Branding

Algumas agências de marketing digital também possuem os setores de design e branding internos.

Aqui você pode ter desde o planejamento da sua marca e criação de um logotipo até o desenvolvimento de peças gráficas completas, como banners, infográficos, apresentações e, em conjunto com a equipe de conteúdo, a criação de ebooks.

Os objetivos de cada material são diversos, mas os resultados esperados sempre devem ser acompanhados de uma melhor percepção da marca da sua empresa.

Desde os materiais gráficos criados até o posicionamento da marca, todos os elementos precisam estar alinhados com a visão e os valores da empresa, pois ajudam a construir a experiência de marca para o cliente.

E não se engane: uma marca com uma personalidade da qual o público consegue se identificar tem muito mais chances de atrair novos clientes.

Criação de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias digitais mais eficazes para se alcançar bons resultados a longo prazo.

Na internet você encontra conteúdo em todas as suas formas e quantidades. E é nesse momento que você pode se perguntar, “mas se a internet está repleta de conteúdo, por que eu deveria investir nisso, já que todo mundo faz?”. Pois bem, o ponto chave é que uma agência sabe quais conteúdos são relevantes para a sua empresa, e como criá-los.

Pense que, quanto mais uma empresa tem a oferecer em termos de conteúdo, maior será a sua autoridade aos olhos do seu público e maior será a confiança desse público na sua marca.

As chances de conversão são aumentas, já que você gerará um conteúdo de valor para os seus leads.

Lembre-se sempre que antes de escolher o serviço, você deve definir os objetivos de longo prazo para a sua empresa. Fazer um bom plano de marketing é essencial para você ter resultados.

3. Diferenças entre Agência de Marketing Digital, Publicidade, Marketing Tradicional e Consultorias

Primeiro vamos conhecer as definições de cada uma das áreas:

  • Agência de Publicidade: Também conhecida como agência de propaganda, é responsável pela criação de campanhas publicitarias. Ela gerencia todos os processos para veiculação, desde o planejamento, criação, produção e veiculação junto aos canais de mídia.
  • Agência de Marketing Tradicional: Com foco maior na estratégia de comunicação do cliente, são responsáveis por todo o planejamento estratégico de ações da empresa, que podem passar por propagandas. Além disso é responsável por analisar todo o mercado e oferecer um plano de ação conforme os objetivos da marca.
  • Consultorias de Marketing: Muito parecidas com as agências de marketing tradicionais, as consultorias são responsáveis pelo planejamento em conjunto com o cliente, mas a principal diferença na maioria dos casos é de que elas não realizam a parte operacional, sempre contando com a contração de outras agências para a realização das campanhas.
  • Agência de Marketing Digital: Engloba parte do trabalho das agências de publicidade, com a criação de campanhas e compra de mídia e das agências de marketing tradicional com o planejamento estratégico. A diferença, porém, é o foco 100% no Online das ações. Outro ponto de destaque é a orientação data-driven da maioria dessas empresas, onde o resultado de cada ação é medido em números exatos.

Com as definições em vista, podemos ver que as principais diferenças entre elas é a de que as Agências de Marketing Digital fazem ações exclusivamente online e que todos os resultados são medidos através de cliques, acessos, tempo de visualização, conversões dentre outras métricas fornecidas pelas ferramentas utilizadas pelas agências.

Há uma diferença na abordagem que pode fazer a diferença para o sucesso do seu negócio, basta saber qual é a mais adequada para a sua empresa e qual o modelo ideal.

4. Agência Digital versus Agência Offline

Uma agência de marketing digital tem em seu DNA a orientação por dados de suas ações o que torna o resultado mais tangível e de fácil medição. No mesmo universo em que temos o Google, Facebook, Instagram, Blogs e Portais é de extrema importância medir os canais em que o seu público alvo está e quais peças, conteúdos e ações que possuem maior chance de retorno sobre o investimento. O grande bônus está no alcance que a sua empresa pode ter através dessas ações online, em relação ao investimento inicial feito.

Agências Offline são ótimas na criação e design de peças impressas ou até mesmo comerciais de tv, mas medir os resultados de cada uma das suas ações é muito mais difícil.

Uma boa estratégia de marketing digital se mostra mais efetiva do que os modelos convencionais criados por agências offline por atingirem um público mais selecionado, que realmente se interessará pelos seus serviços. Todas as ações podem ter os seus materiais direcionados exatamente para quem você deseja atingir, diferentemente do que ocorre com um comercial de TV, que atingiria um grande número de pessoas, mas não necessariamente todos seriam potenciais clientes.

5. Agências Digitais especializadas em um nicho de atuação

É muito comum encontrar no mercado agências especializadas em um nicho específico, como marketing jurídico, para a área da saúde, estética, dentistas, restaurantes, e-commerces, dentre outros. Também por tipo e porte de empresa: agências para pequenas empresas, indústrias, lojas físicas, marcas globais etc.

Caso você deseje um serviço de marketing digital mais específico, você pode contar com o know-how de uma agência especializada para cuidar do projeto da sua empresa. O maior ponto positivo em contratar uma agência especialista é a experiência no seu segmento de mercado e alguns atalhos que possam ser conhecidos por ela, por lidar com empresas similares a sua.

Por outro lado, um ponto negativo pode ser a estagnação e falta de inovação das técnicas utilizadas, com a aplicação de receitas prontas para todos os clientes. Avalie com atenção esses pontos na hora da contratação.

Não necessariamente uma agência de marketing digital especializada é a melhor opção para se contratar. É apenas uma alternativa mais específica que pode atender as necessidades do projeto da sua empresa. O que irá diferenciar positivamente na hora dos resultados é o desenvolvimento e a aplicação eficiente de uma boa estratégia.

Na Tupiniquim estudamos o setor e o porte de todos os nossos clientes a fim de oferecer um trabalho que faça sentido e funcione de acordo com a área e objetivos da empresa.

6. Agências de atuação local

Assim como existem agências especializadas em um nicho de atuação também temos as agências com atuação geográfica localizada.

O Brasil é amplo e é importante conhecer as especificidades de cada cidade e cada estado na hora de criar uma estratégia de marketing digital. As necessidades do público, assim como suas pesquisas e outros fatores que influenciam o engajamento e conversão, varia de acordo com a localidade.

Em determinadas regiões pode ser benéfico trabalhar de uma forma que talvez não funcione tão bem em outras. O Marketing digital é uma ferramenta viva e precisa se adaptar à realidade tanto da empresa quanto a de seu público para gerar bons frutos.

7. Investimento médio para a contratação de uma agência de marketing digital

Por ser um serviço de características intelectuais e técnicas, não existe uma tabela de preços fixa. Tudo vai depender do know how, experiência, equipe e casos de sucesso da agência. No entanto, um parâmetro que pode te ajudar é uma orientação do Sebrae que sugere o investimento entre 5% a 20% do faturamento da empresa em marketing. Tudo vai depender do momento e metas, caso sua empresa esteja estabelecida e já possua um plano claro de crescimento, ficar mais próximo dos 5% pode ser o ideal para um crescimento continuo e sustentável, mas se a sua empresa não tem um funil de vendas bem alimentado e precisa de maior volume de oportunidades o número mais próximo dos 20%  será necessário.

O planejamento estratégico é fundamental para todos os portes e tipos de empresa. Defina seu orçamento anual de marketing, metas, objetivos e trace um plano de ação. Desta forma a contratação de uma agência será mais assertiva.

8. Prazos de contrato

Ao procurar uma agência você teve ter os objetivos traçados e delimitados. Isso vai definir o prazo mais adequado para a ação de marketing digital.

Se o objetivo é aumentar as vendas para o dia das mães, por exemplo, sabemos que é uma ação sazonal e que teremos uma data curta para o final do projeto.

Mas se o objetivo é aumentar as oportunidades a longo prazo, abastecer o funil de vendas de forma constante e construir uma marca, o longo prazo é a melhor opção.

As agências geralmente trabalham com um contrato de tempo mínimo, que tem por base o tempo médio para se alcançar resultados com aquela ação.

Por exemplo, para serviços de mídia, como o Google Ads, um tempo mínimo de 3 a 6 meses é aceitável. Contratos de inbound marketing e marketing de conteúdo de 12 meses é o mais lógico.

Uma dica é fazer um cronograma junto a agência, para que fique mais fácil medir as etapas e os resultados de cada ação.

Internalizar O Marketing Ou Terceirizar Para Agencia De Marketing

9. Internalizar o marketing ou terceirizar para uma agência

Depois de definir os objetivos e as ações de marketing da sua empresa chegou a hora de colocar em prática. E agora, contrato uma agência ou internalizo e delego para a minha equipe fazer?

Sabemos que em pequenas e médias empresas existe a famosa frase de matar um leão por dia, geralmente as pessoas acumulam funções e fazem de tudo um pouco (as vezes isso acontece também em grandes empresas, mas só as vezes). Então não faz sentido fazer um plano que pode não ser executado por falta de tempo ou de profissionais. Outra questão é avaliar o conhecimento técnico da equipe interna, pode ser que uma das ações seja a criação de um site profissional, isso vai demandar conhecimentos em design, ux, programação, conteúdo e marketing digital, que talvez a sua equipe sozinha não possua e irá demorar muito tempo até aprender cada uma das áreas.

10. Qual a melhor agência de marketing digital para a minha empresa?

A resposta para essa pergunta é bem simples: a melhor agência de marketing digital é a que vai te ajudar a alcançar os seus objetivos e bater as suas metas.

Trace suas metas seguindo a metodologia SMART, pesquise agências que ofereçam a gama de serviços que você precisa, estude os clientes e cases de sucesso apresentados por ela e veja desde a apresentação da proposta qual é a abordagem, se existe organização, cronograma e se ela entende o cenário atual da sua empresa.

Busque uma Agência de Marketing Digital de Resultados

E se é resultado que você procura, você pode ter a certeza de que na Agência Tupiniquim você encontra. Somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência, entregando resultados reais e impulsionando o sucesso de centenas de outras empresas. Tem dúvidas a respeito de algum dos serviços que podemos oferecer? Entre em contato conosco! Queremos que a sua empresa seja o nosso próximo caso de sucesso para outras empresas se inspirarem!

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